A válvula aórtica situa-se entre o ventrículo esquerdo e a aorta. Durante o batimento cardíaco, abre-se para distribuir o sangue, que é bombeado através da aorta para todo nosso corpo. Quando ocorre o relaxamento, ela fecha-se para evitar o refluxo no ventrículo. Na parte superior da válvula encontram-se três cúspides, que tem o formato de folhas e são responsáveis pelos movimentos de abertura e fecho.

A maior parte das doenças cardíacas valvulares ocorrem pelo enrijecimento ou calcificação das cúspides. Com o passar dos anos, cristais de cálcio encontrados no organismo depositam-se na parede muscular, provocando rigidez.

A Estenose Aórtica ocorre quando as cúspides ficam mais rígidas, o que as impede de se abrirem totalmente para a passagem do fluxo sanguíneo. Com uma abertura menor, o coração precisa esforçar-se mais para manter o bombeamento. A Regurgitação aórtica acontece quando as cúspides não se fecham totalmente, permitindo o refluxo para o ventrículo.

Para compensar a diminuição do fornecimento de sangue que ocorre com a estenose e regurgitação, o coração precisa trabalhar mais. Este esforço extra faz com que o músculo da parede do ventrículo fique mais rígido e necessite de mais sangue das coronárias. Quando o fornecimento de sangue não é suficiente para o correto funcionamento do coração, ocorre a Insuficiência Cardíaca.

Os principais sintomas são:

  • Dor no peito (angina).
  • Desmaios
  • Palpitações
  • Falta de ar, tonturas e cansaço
  • Desmaios
  • Tornozelos inchados, devido a retenção de líquidos

Procedimentos

TAVIs

TAVI ou Implante Transcateter da Válvula Aórtica é uma técnica de substituição valvular para tratamento da Estenose Aórtica em pacientes que possuem contraindicação ou apresentam alto risco para realização da cirurgia convencional.

Ver procedimento

Substituição da Válvula Aórtica

A mini esternotomia é um procedimento cirúrgico minimamente invasivo através de uma pequena incisão para tratamento da estenose aórtica que consiste num funcionamento deficiente da válvula aórtica levando à necessidade de substituição.

Ver procedimento