O que é a Cirurgia mitral robótica

Cirurgia robótica mitral para reparação da válvula mitral com menor invasividade através de menores incisões e recuperação mais rápida.

Descrição do procedimento

A cirurgia mitral robótica consiste na cirurgia de reparação da válvula mitral assistida por robô, onde dois cirurgiões cardíacos certificados usam equipamentos robóticos para realizar, exatamente, o mesmo procedimento realizado na cirurgia cardíaca tradicional de tórax aberto, sem a necessidade de fazer uma grande incisão no osso do peito.

Os cirurgiões realizam o procedimento através de pequenas incisões no tórax direito, usando instrumentos do tamanho de um dedo que são inseridos entre as costelas. Neste procedimento, um cirurgião senta-se numa consola e visualiza o coração usando uma visão 3D ampliada de alta definição num monitor de vídeo. Na mesa de operação, outro cirurgião trabalha junto com o cirurgião na consola para realizar o procedimento e garantir que ele seja conduzido com segurança e eficiência. Este cirurgião pode examinar de perto o problema da válvula mitral usando o monitor de vídeo 3D de alta definição. O que permite que tenha uma perspetiva mais clara e realista do coração comparativamente com a cirurgia cardíaca aberta, na qual os cirurgiões veem o coração de uma distância maior.

O paciente precisará de ser apoiado por uma máquina de bypass coração-pulmão durante o procedimento, que permitirá que o coração pare de forma e inserirem instrumentos nas câmaras internas para reparar a válvula mitral. Os braços robóticos são usados para duplicar manobras específicas usadas em cirurgias de tórax aberto.

Para reparar a válvula mitral, é feita uma incisão na câmara superior esquerda ou auricula esquerda do coração para ter acesso à válvula mitral. O cirurgião pode então identificar o problema com a válvula mitral e reparar a válvula. No prolapso da válvula mitral, a válvula mitral, localizada entre a auricular esquerda do coração e a câmara inferior esquerda ou ventrículo esquerdo, não fecha adequadamente. Os folhetos da válvula projetam-se ou prolapsam para cima ou para trás na aurícula esquerda à medida que o coração se contrai. Isso leva ao vazamento de sangue para trás na aurícula esquerda, uma condição chamada regurgitação da válvula mitral. Para reparar esta condição, diversos procedimentos técnicos são realizados. Às vezes, uma pequena parte do folheto, a parte da válvula que não fecha corretamente, é identificada e uma seção triangular é removida. O cirurgião então costura as bordas cortadas do folheto para reparar a válvula.

Em outros casos, são inseridos novos acordes ou cordas que sustentam o folheto quebrado. Uma banda de anuloplastia é então colocada ao redor da circunferência da válvula para estabilizar o reparo. O cirurgião fechará as incisões em seu peito após o procedimento. Na cirurgia cardíaca assistida por robô, a maioria das pessoas tem uma recuperação mais rápida, incisões menores e menos dor do que após a cirurgia de tórax aberto.

O Dr. Javier Gallego e a equipa da UMICS foram pioneiros na realização da cirurgia mitral robótica em Portugal no Hospital Lusíadas Lisboa com a adaptação do robô DaVinci para esta cirurgia, sendo das poucas equipas internacionais que a realizam. A par da atividade cirúrgica, o Dr. Javier Gallego também é responsável pela coordenação da formação internacional a outros cirurgiões através dos cursos internacionais da UMICS Academy para garantir que cada vez mais pacientes têm acesso a melhores cuidados através de procedimentos menos invasivos e recuperações mais céleres, pois Less is more.

A duração de uma cirurgia de mitraclip é normalmente de 120 minutos. Os doentes têm alta ao final de 1-2 dias.
Em relação à atividade laboral, depois de 1 semana dias o doente já poderá regressar ao trabalho. Normalmente, a recuperação total de mobilidade é ao final de 1 semana e a realização de atividade física moderada 2 semanas.
A duração de uma cirurgia de mitraclip é normalmente de 120 minutos. Os doentes têm alta ao final de 1-2 dias.
Em relação à atividade laboral, depois de 1 semana dias o doente já poderá regressar ao trabalho. Normalmente, a recuperação total de mobilidade é ao final de 1 semana e a realização de atividade física moderada 2 semanas.
Duração
› 120 min
Anestesia
› Geral
Internamento
› 1-2 dias
Baixa
› 1 semana
Recuperação
› 1 semana
Inibição de atividade física
2 semanas

Saiba mais sobre este procedimento

Marque uma consulta para esclarecer qualquer dúvida ou ligue-nos através dos nossos contactos

Testemunhos

Exames necessários

Agendar Consulta

Para qualquer esclarecimento poderá contactar os nossos serviços de Atendimento ao Cliente através do número 910 18 18 08.