UmiCS

  • Professor Doutor Javier Gallego Poveda

    TRATAMENTO POR CATETER

  • Professor Doutor Javier Gallego Poveda

    TRATAMENTO POR CATETER

O QUE É A TRATAMENTO POR CATETER

É uma técnica cirúrgica minimamente invasiva que se recomenda que seja feita ainda na infância, evitando assim as complicações na fase de crescimento e vida adulta. Para casos em que o tamanho da abertura varie entre pequeno e médio. O desenvolvimento de técnicas minimamente invasivas e de próteses para o fecho da comunicação, revolucionou a forma como essa cirurgia pediátrica é feita.

Stacks Image 297

DESCRIÇÃO DO PROCEDIMENTO

Um fino cateter é introduzido na artéria femoral, próximo da virilha da criança e será guiado até a região auricular. O cardiologista de intervenção terá ampla visão de todas as etapas do procedimento através de grandes monitores presentes no bloco operatório. Um segundo cateter será introduzido com uma prótese acoplada na sua extremidade, que será posicionada e solta sobre a abertura, para que esta seja ocluída.

Após a cirurgia, na etapa de cicatrização, o tecido fibroso recobrirá a prótese, evitando assim possíveis vazamentos. A criança passará por exames cardiológicos de avaliação periodicamente e depois as visitas ao médico cardiologista serão anuais.

Quais os riscos da cirurgia?

O período de internamento é pequeno e a cicatriz é mínima, reduzindo assim o risco de infeções. A criança terá um desenvolvimento normal, poderá praticar atividades físicas de acordo com as indicações médicas e não apresentará as complicações que este problema ocasiona em adultos, tendo assim vida plena e com qualidade.

Qual é o tempo de hospitalização e de baixa?

A duração do tratamento por cateter é normalmente de X minutos. Os doentes têm alta ao final de X dias.
Em relação à atividade laboral, depois de XX dias o doente já poderá regressar ao trabalho. Normalmente, a recuperação total de mobilidade é ao final de XX e a realização de atividade física moderada aos XX.

Duração

> 30-60 min

Anestesia

> Local

Internamento

> 0-1 dias

Baixa

> 3 dias

Recuperação

> 3 dias

Inibição de atividade física

> 1 semana

SAIBA MAIS
SOBRE ESTE
PROCEDIMENTO

Marque uma consulta para esclarecer qualquer dúvida ou ligue-nos através dos nossos contactos

FALE
CONNOSCO

Envie-nos uma mensagem para esclarecer qualquer
dúvida ou ligue-nos através dos nossos contactos

Contactos  

Insira o seu nome nestge campo

Este campo é obrigatório

Insira neste campo o seu endereço de email

Este campo é obrigatório.

Escreva neste campo a sua mensagem.

Este campo é obrigatório.


Usamos o serviço Google Analytics para efeitos de análise estatística com o objectivo de proporcionar uma melhor experiência de navegação no nosso site, ao clicar em continuar concorda com o uso de cookies estatísticos. Para mais informações poderá consultar a nossa política de privacidade.