O que é o Enfarte agudo do miócardio?

O Enfarte agudo do miocárdio ou Doença Arterial Coronária conhecido por “ataque cardíaco”, ocorre quando há diminuição ou interrupção do fluxo sanguíneo das coronárias e é uma das principais causas de morte nos países desenvolvidos. As obstruções ou isquemias que ocorrem nas coronárias são causadas geralmente pela formação de placas ateroscleróticas que contém colesterol e outras substâncias na sua composição.

Com um formato que lembra raízes de uma árvore, as artérias coronárias são os maiores vasos do coração e ramificam-se a partir da aorta, sendo a sua função principal levar sangue, rico em oxigénio e nutrientes, ao miocárdio; que é músculo cardíaco capaz de se contrair e relaxar, realizando o batimento do coração.

O que pode provocar um enfarte?

Os principais fatores de risco do enfarte agudo do miocárdio são o aumento do colesterol que está diretamente associado às dietas ricas em gordura, tabagismo, diabetes e obesidade, sendo que o risco aumenta com a idade. A Doença Coronária desenvolve-se de forma silenciosa e quando se torna perceptível, geralmente, o risco de um enfarte é grande.

enfarte agudo do miocárdio

Como é feito o tratamento do enfarte do miocárdio?

As obstruções leves são tratadas com medicamentos e alterações na dieta alimentar, para conseguir baixar o colesterol. Por sua vez, são consideradas como importantes as obstruções que comprometem 70% do fluxo sanguíneo em determinado ponto ou pontos das coronárias.  As obstruções que bloqueiam mais de 80% da passagem de sangue são consideradas como graves. Nos casos considerados graves é preciso realizar uma intervenção para desobstrução e restabelecimento da circulação sanguínea, evitando assim o Enfarte Agudo do miocárdio, que ocorre quando este não recebe a quantidade necessária de oxigénio e nutrientes para manter o bombeamento sanguíneo.

Quais os sintomas de um enfarte?

Os principais sintomas de um enfarte agudo do miocárdio são:

  • Dores ou sensação de “aperto” no peito
  • Dores irradiadas nas costas
  • Dores na mandíbula
  • Falta de ar e cansaço
  • Náuseas e sensação de ardor no estômago

O que fazer em caso de enfarte do miocárdio?

No caso de sentir estes sintomas deve entrar em contacto com o seu médico ou com a Linha SNS 24 através do 808 24 24 24.

Procedimentos

Cateterismo, angioplastia e stents

O Cateterismo Cardíaco é um exame realizado em Centros de Hemodinâmica, utilizando técnicas minimamente invasivas e equipamentos médicos capazes de gerar imagens precisas da estrutura cardíaca. O Cateterismo é fundamental para identificar a presença, localização e tamanho das obstruções nas artérias coronárias.
A Angioplastia Coronária é o procedimento pelo qual é restabelecido o fluxo sanguíneo nas artérias coronárias e poderá ser realizada utilizando o cateter balão ou pela colocação de Stents.

Ver procedimento

Cirurgia Coronária MIDCAB

MIDCAP ou MICS CABG são conhecidos como cirurgia coronária minimamente invasiva, para tratar a redução de fluxo de sangue no coração causada pela obstrução das artérias coronárias.

Ver procedimento