Com um formato que lembra raízes de uma árvore, as artérias coronárias são os maiores vasos do coração. Elas ramificam-se a partir da aorta e a sua função principal é levar sangue, rico em oxigênio e nutrientes ao miocárdio, que é músculo cardíaco capaz de se contrair e relaxar, realizando o batimento do coração.

A Doença Arterial Coronária ou DAC, ocorre quando há diminuição ou interrupção do fluxo sanguíneo das coronárias e é uma das principais causas de morte nos países desenvolvidos. As obstruções ou isquemias que ocorrem nas coronárias são causadas geralmente pela formação de placas ateroscleróticas, que contém colesterol e outras substâncias na sua composição.

O aumento do colesterol está diretamente associado às dietas ricas em gordura, tabagismo, diabetes e obesidade. O risco aumenta com a idade. A Doença Coronária tem surgimento e desenvolvimento silenciosos. Quando se torna percetível, geralmente o risco de um enfarte é grande.

As obstruções leves são tratadas com medicamentos e alterações na dieta alimentar, de forma a baixar o colesterol. São consideradas como importantes as obstruções que comprometem 70% do fluxo sanguíneo em determinado ponto ou pontos das coronárias e aquelas que bloqueiam mais de 80% da passagem de sangue são consideradas como graves.

Nos casos considerados graves é preciso que se faça uma intervenção para desobstrução e restabelecimento da circulação sanguínea, evitando assim o Enfarte Agudo, que ocorre quando o miocárdio não recebe a quantidade necessária de oxigênio e nutrientes para manter o bombeamento sanguíneo.

Os principais sintomas de um enfarte são:

  • Dores ou sensação de “aperto” no peito
  • Dores irradiadas nas costas
  • Dores na mandíbula
  • Falta de ar e cansaço
  • Náuseas e sensação de ardor no estômago

Procedimentos

Cateterismo, angioplastia e stents

O Cateterismo Cardíaco é um exame realizado em Centros de Hemodinâmica, utilizando técnicas minimamente invasivas e equipamentos médicos capazes de gerar imagens precisas da estrutura cardíaca. O Cateterismo é fundamental para identificar a presença, localização e tamanho das obstruções nas artérias coronárias.
A Angioplastia Coronária é o procedimento pelo qual é restabelecido o fluxo sanguíneo nas artérias coronárias e poderá ser realizada utilizando o cateter balão ou pela colocação de Stents.

Ver procedimento

Cirurgia Coronária MIDCAB

MIDCAP ou MICS CABG são conhecidos como cirurgia coronária minimamente invasiva, para tratar a redução de fluxo de sangue no coração causada pela obstrução das artérias coronárias.

Ver procedimento