O aneurisma da aorta ascendente é uma dilatação que ocorre na parede desta artéria, causado por diferentes fatores como formação de placas ateroscleróticas, consequência de colesterol alto, hipertensão arterial, tabagismo e outras doenças de origem genética.

A aorta é a nossa principal artéria e a sua função é distribuir sangue oxigenado para todas as outras partes do corpo através da circulação sistémica. Ela tem início no ventrículo esquerdo, passa pelo tórax e na sua parte final, no abdómen forma um arco de onde saem as artérias ilíacas direita e esquerda.

De acordo com a direção do fluxo sanguíneo, a aorta tem quatro partes: Aorta ascendente, arco aórtico, aorta torácica e aorta abdominal. A aorta ascendente tem aproximadamente 5 centímetros de comprimento e nela nascem as artérias coronárias, responsáveis pela irrigação do miocárdio. A porção seguinte é o arco aórtico, de onde partem artérias como as carótidas e outros vasos que irrigam o cérebro.

O aneurisma da aorta é uma doença silenciosa, geralmente detetada em exames de rotina como Ecocardiograma, Raio-X, Tomografia e Ressonância Magnética. O aparecimento de sintomas geralmente indica necessidade de intervenção.

Os principais sintomas de aneurisma na aorta ascendente são:

  • Falta de ar
  • Dor torácica ou lombar
  • Cansaço
  • Tosse persistente
  • ·Dificuldade para engolir (disfagia)

Procedimentos

Cirurgia da aorta por mini esternotomia

É a cirurgia para correção do aneurisma da aorta, indicada quando a dilatação cresce e alcança mais de 5 cm de extensão. Dependendo do estado da aórtica, pode ser necessária a sua substituição. Esta cirurgia é feita por cirurgiões altamente especializados, utilizando técnicas minimamente invasivas.

Ver procedimento