UmiCS

  • Professor Doutor Javier Gallego Poveda

    CIRURGIA DO PECTUS CARINATUM

  • Professor Doutor Javier Gallego Poveda

    CIRURGIA DO PECTUS CARINATUM

O QUE É A CIRURGIA DO PECTUS CARINATUM

A cirurgia de correção do Pectus Carinatum através de abordagens minimamente invasivas utiliza a Técnica de Abramson, adotada há anos nos grandes centros de referência de Cirurgia Torácica internacionais e com alto índice de sucesso.

DESCRIÇÃO DO PROCEDIMENTO

Após as avaliações físicas do paciente, será feita uma Tomografia Axial Computadorizada (TAC) para avaliar a gravidade do Pectus e fazer um estudo anatómico com medidas para a preparação das barras que serão utilizadas na cirurgia.

O paciente também será submetido a testes para verificar se apresenta alergia a metais.
A cirurgia é feita através de três incisões bilaterais de 3 centímetros cada uma. São feitas pequenas resseções nos ossos das costelas e placas de titânio são afixadas. Em seguida, três barras de metal são colocadas transversalmente para comprimir o esterno e são presas nas placas.

Os resultados são imediatos e após três anos será feita uma nova cirurgia, também com pequenas incisões e técnicas minimamente invasivas, para se retirar as barras. O período de recuperação é de cerca de sete dias, quando o paciente poderá gradualmente retomar as atividades normais.

As cicatrizes são pequenas, a recuperação é rápida. Há uma melhoria significativa da qualidade de vida, que ocorre principalmente pela superação dos problemas psicológicos e de autoestima.

Observa-se também em alguns pacientes a associação de outras doenças como asma e escoliose. Pectus é o nome genérico de deformações congénitas que ocorrem na parede torácica anterior. As causas dessas alterações ainda são objeto de estudo, mas podem estar associadas a doenças genéticas como a Síndrome de Marfan.

Quais os riscos da cirurgia?

Relatos de intercorrências são raros.

Qual é o tempo de hospitalização e de baixa?

A cirurgia do Pectus Carinatum tem um internamento de 2 dias e o período de baixa é de 1 semana.

Duração

> 120. min

Anestesia

> Geral

Internamento

> 2 dias

Baixa

> 1 semana

Recuperação

> 1 semana

Inibição de atividade física

> 3 semanas

SAIBA MAIS
SOBRE ESTE
PROCEDIMENTO

Marque uma consulta para esclarecer qualquer dúvida ou ligue-nos através dos nossos contactos

Stacks Image 445
Exames necessários

FALE
CONNOSCO

Envie-nos uma mensagem para esclarecer qualquer
dúvida ou ligue-nos através dos nossos contactos

Contactos  

Insira o seu nome nestge campo

Este campo é obrigatório

Insira neste campo o seu endereço de email

Este campo é obrigatório.

Escreva neste campo a sua mensagem.

Este campo é obrigatório.


Usamos o serviço Google Analytics para efeitos de análise estatística com o objectivo de proporcionar uma melhor experiência de navegação no nosso site, ao clicar em continuar concorda com o uso de cookies estatísticos. Para mais informações poderá consultar a nossa política de privacidade.