Quando somos confrontados com a notícia de que temos de realizar uma cirurgia, a ansiedade aumenta e não deixamos de pensar como vai ser esse dia porque conhecemos parte dos riscos envolvidos. Mas nem tudo são más noticias, veja neste artigo o que a UMICS oferece e como se diferencia da cirurgia tradicional.

A Unidade Minimamente Invasiva de Cirurgia (UMICS) é formada por uma equipa multidisciplinar de profissionais que partilham a sua experiência para um objetivo comum: tratar os pacientes da melhor forma e com a mínima invasão.

Com as técnicas que utilizamos na UMICS já é possível, em diferentes especialidades (na cirurgia cardíaca, torácica, vascular, pediátrica, geral, ortopédica, urológica, entre outras que são lideradas por especialistas de cada uma das áreas), realizar intervenções cirúrgicas com pequenas incisões e em locais mais escondidos do nosso corpo.

Um exemplo disso é o tratamento das hérnias inguinais, que são hérnias que surgem na região da virilha, sem deixar qualquer cicatriz visível, uma vez que a incisão é feita através da nossa cicatriz natural, ou seja, através do umbigo. Outras cirurgias, como a tiroidectomia que habitualmente deixa uma cicatriz no pescoço, poderá realizar-se pela axila, deixando o pescoço intacto e sem cicatrizes. Estes são apenas alguns exemplos das áreas em que a UMICS marca a diferença no bloco operatório. A UMICS pretende estar na linha da frente da inovação nos tratamentos médico-cirúrgicos tendo como objetivo diminuir a agressão cirúrgica, diminuir a dor no pós-operatório, diminuir os tempos de internamento e aumentar a qualidade de vida dos pacientes operados com melhores resultados estéticos.

Leia o artigo completo neste link viva-mais-saude-10.pdf