UmiCS

  • Professor Doutor Javier Gallego Poveda

    PNEUMOTÓRAX

  • Professor Doutor Javier Gallego Poveda

    PNEUMOTÓRAX

O QUE É A PNEUMOTÓRAX

É uma cirurgia com recurso a técnicas minimamente invasivas, altamente indicado para o tratamento de Pneumotórax, inclusive para pacientes que apresentam outras doenças associadas.

DESCRIÇÃO DO PROCEDIMENTO

O diagnóstico é feito pelo exame clínico do paciente quando o quadro já se apresenta mais avançado. Em casos mais brandos, a presença de ar é detetada por exames de Raio-X e tomografias.

O tratamento algumas vezes consiste em observar e aguardar a absorção do ar pelo organismo. Em casos graves, como o Pneumotórax hipertensivo, uma agulha ou dreno são usados para tirar o excesso de ar e salvar a vida do paciente.

Algumas pessoas podem ter outros episódios de Pneumotórax e em alguns casos, a pleura não cicatriza o suficiente para impedir novos vazamentos de ar. Em casos assim há indicação para a realização de uma intervenção chamada de Pleurodese e resseção de bolhas de enfisema por Videotoracoscopia.

Esta cirurgia é realizada utilizando-se técnicas minimamente invasivas. Uma pequena incisão é feita no peito do paciente e é introduzida uma fina câmara. Numa outra pequena perfuração, são inseridos equipamentos cirúrgicos. Um pedaço de gaze é utilizado para esfregar a região do vazamento, iniciando um processo inflamatório que levará a cicatrização do tecido. Para pacientes que apresentam repetidos episódios de Pneumotórax, é utilizado um talco especial para provocar a cicatrização. Desta forma o pulmão adere à parede torácica pleura parietal e é evitado um novo colapso pulmonar.
Quando são encontradas bolhas de enfisema no pulmão, estas são ressecadas no mesmo procedimento para evitar que voltem a ter fuga aérea.

A segurança oferecida por esta abordagem diminui os riscos de intercorrências e a rápida recuperação devolvem ao paciente a qualidade de vida.

Qual é o tempo de hospitalização e de baixa?

A cirurgia de pneumotórax tem um período de internamento de 1 a 2 dias e o período de baixa é de 1 semana.

Duração

> 30 min

Anestesia

> Geral / sedação

Internamento

> 1-2 dias

Baixa

> 1 semana

Recuperação

> 1 semana

Inibição de atividade física

> 2 semanas

SAIBA MAIS
SOBRE ESTE
PROCEDIMENTO

Marque uma consulta para esclarecer qualquer dúvida ou ligue-nos através dos nossos contactos

FALE
CONNOSCO

Envie-nos uma mensagem para esclarecer qualquer
dúvida ou ligue-nos através dos nossos contactos

Contactos  

Insira o seu nome nestge campo

Este campo é obrigatório

Insira neste campo o seu endereço de email

Este campo é obrigatório.

Escreva neste campo a sua mensagem.

Este campo é obrigatório.


Usamos o serviço Google Analytics para efeitos de análise estatística com o objectivo de proporcionar uma melhor experiência de navegação no nosso site, ao clicar em continuar concorda com o uso de cookies estatísticos. Para mais informações poderá consultar a nossa política de privacidade.