UmiCS

  • Professor Doutor Javier Gallego Poveda

    TAVI

  • Professor Doutor Javier Gallego Poveda

    TAVI

O QUE É A TAVI

TAVI ou Implante Transcateter da Válvula Aórtica é uma técnica de substituição valvular para tratamento da Estenose Aórtica em pacientes que possuem contraindicação ou apresentam alto risco para realização da cirurgia convencional.

DESCRIÇÃO DO PROCEDIMENTO

O tratamento indicado para patologias de válvula aórtica como Estenose e Regurgitação Aórtica é a realização de uma cirurgia de peito aberto, onde a válvula antiga será substituída por uma nova. Algumas vezes, porém, a condição do paciente se deteriora rapidamente e estão muito fragilizados ou apresentam outras condições que tornam o risco cirúrgico extremamente alto. Para estes casos a indicação é o Implante Transcateter da Válvula Aórtica ou TAVI.

Todos os casos são discutidos numa reunião de Heart Team em que cardiologistas de Intervenção e cirurgiões cardíacos avaliam cada doente para decidir qual será a melhor abordagem para ele e qual a forma menos invasiva para ter uma recuperação mais rápida.

Como se realiza uma TAVI?

Stacks Image 364
Stacks Image 418
Stacks Image 409

Durante a TAVI, um cateter é introduzido através de uma pequena punção na artéria femoral da virilha. Na ponta do cateter, há um pequeno balão que será guiado até o coração.

Ao chegar ao destino, é feita a insuflação na parte inferior, criando assim espaço para a substituição. Quando o balão estiver em posição, o médico através de um dispositivo de imagem visualiza a válvula aórtica e garante que o novo implante está colocado corretamente. Em seguida, uma válvula biológica com um stent é colocada em outro cateter e é posicionada sobre a antiga. Após a sobreposição, a nova válvula começará a funcionar de imediato o que irá permitir que os movimentos de abertura e encerramento sejam realizados em sua completude. O cateter é então removido e a punção é fechada com um ponto ou um dispositivo de encerramento vascular.

Em média, o procedimento de TAVI leva cerca de 100 minutos para ser concluído e os pacientes, geralmente, são capazes de se recuperar mais rapidamente em comparação com a cirurgia tradicional de substituição da válvula aórtica.

A TAVI é uma opção muito importante para pacientes com estenose aórtica que não são candidatos à cirurgia aberta devido ao risco elevado associado a problemas de saúde ou idade avançada. É um procedimento seguro e eficaz que pode melhorar significativamente a qualidade de vida do paciente e deve ser discutido com o seu médico especialista.

Quais os riscos da cirurgia?

O paciente tem um ganho hemodinâmico rápido e as intercorrências são raras. Devido ao pequeno tamanho dos cortes, o tempo que o paciente permanece acamado é relativamente pequeno, evitando complicações.

Qual é o tempo de hospitalização e de baixa?

A duração de uma cirurgia de TAVIs é normalmente de 100 minutos. Os doentes têm alta ao final de 1-2 dias.
Em relação à atividade laboral, depois de 1 semana o doente já poderá regressar ao trabalho. Normalmente, a recuperação total de mobilidade é ao final de 1 semana e a realização de atividade física moderada 2 semanas.

Duração

> 150 min

Anestesia

> Sedação

Internamento

> 1-2 dias

Baixa

> 1 semana

Recuperação

> 1 semana

Inibição de atividade física

> 2 semanas

SAIBA MAIS
SOBRE ESTE
PROCEDIMENTO

Marque uma consulta para esclarecer qualquer dúvida ou ligue-nos através dos nossos contactos

FALE
CONNOSCO

Envie-nos uma mensagem para esclarecer qualquer
dúvida ou ligue-nos através dos nossos contactos

Contactos  

Insira o seu nome nestge campo

Este campo é obrigatório

Insira neste campo o seu endereço de email

Este campo é obrigatório.

Escreva neste campo a sua mensagem.

Este campo é obrigatório.


Usamos o serviço Google Analytics para efeitos de análise estatística com o objectivo de proporcionar uma melhor experiência de navegação no nosso site, ao clicar em continuar concorda com o uso de cookies estatísticos. Para mais informações poderá consultar a nossa política de privacidade.