UmiCS

  • Professor Doutor Javier Gallego Poveda

    CIRURGIA MITRAL ENDOSCOPICA

  • Professor Doutor Javier Gallego Poveda

    CIRURGIA MITRAL ENDOSCOPICA

O QUE É A CIRURGIA VÁLVULA MITRAL

É a cirurgia minimamente invasiva de reparação da válvula mitral, realizada através de uma pequena incisão de 4 a 6 cm na parede lateral do hemitórax direito, na linha submamária da pele.

DESCRIÇÃO DO PROCEDIMENTO

Cirurgia Válvula Mitral – O que é e como funciona

A cirurgia válvula mitral é um procedimento médico que tem como objetivo reparar ou substituir a válvula mitral do coração, que se encontra localizada entre o átrio esquerdo e o ventrículo esquerdo. A válvula mitral é responsável por garantir o fluxo sanguíneo adequado do átrio esquerdo para o ventrículo esquerdo e, portanto, desempenha um papel fundamental na função cardíaca.

A cirurgia válvula mitral pode ser realizada de duas maneiras: a cirurgia tradicional de coração aberto ou a cirurgia minimamente invasiva. A cirurgia minimamente invasiva de reparação ou substituição da válvula mitral é realizada através de uma pequena incisão de 4 a 6 cm na parede lateral do hemotórax direito, na linha submamária da pele. Nesta cirurgia minimamente invasiva são utilizados instrumentos específicos, sendo um procedimento seguro em que são aplicadas as mais avançadas técnicas de reparação da válvula mitral, apresentando uma taxa de reparação de 85% dos casos.

Vantagens da cirurgia minimamente invasiva

A vantagem da cirurgia minimamente invasiva é que os doentes apresentam uma recuperação mais rápida, sentem menos dor no pós-operatório e podem regressar precocemente às suas atividades diárias e profissionais. Além disso, a incisão na pele é fechada com uma sutura intradérmica de excelentes resultados estéticos.

É importante destacar que a cirurgia válvula mitral minimamente invasiva é um procedimento seguro e eficaz, com alta taxa de sucesso (85%) na reparação da válvula mitral. Além disso, essa técnica oferece benefícios para os pacientes, como uma recuperação mais rápida e menor dor no pós-operatório, o que permite um retorno precoce às atividades diárias e profissionais.

Consulta

Para mais informações poderá agendar consulta com o Dr. Javier Gallego em Lisboa, Algarve, Açores ou por vídeo consulta. Com vasta experiência e pioneiro na cirurgia cardíaca minimamente invasiva, o Dr. Javier Gallego está disponível para avaliação completa e propor-lhe o procedimento mais adequado a cada caso, visando a melhor abordagem para o tratamento da válvula mitral. No caso de ter indicação para cirurgia poderá também realizar a mesma em Lisboa, Algarve ou Açores.

Não hesite em entrar em contato com a equipe da UMICS para marcar uma consulta e saber mais sobre a cirurgia válvula mitral minimamente invasiva e como ela pode ajudá-lo a ter uma vida mais saudável e ativa.

Stacks Image 307
Stacks Image 415
Quais os riscos da cirurgia?

A cirurgia de válvula mitral, como qualquer procedimento cirúrgico, apresenta riscos e complicações. Algumas das complicações possíveis incluem infeção, hemorragia, insuficiência renal, embolia e acidente vascular cerebral. É importante que o cirurgião cardiotorácico, cirurgião cardíaco ou cirurgião cardiovascular informe o paciente sobre esses riscos e acompanhe de perto a evolução do paciente após a cirurgia.

Qual é o tempo de hospitalização e de baixa?

A duração de uma cirurgia de substituição de válvula mitral é normalmente de 150 minutos. Os doentes têm alta ao final de 4 a 6 dias.
Em relação à atividade laboral, depois de 3 semanas o doente já poderá regressar ao trabalho. Normalmente, a recuperação total de mobilidade é ao final de 3 semanas e a realização de atividade física moderada 1 mês.

Duração

> 150 min

Anestesia

> Geral

Internamento

> 4-6 dias

Baixa

> 3 semanas

Recuperação

> 2-3 semanas

Inibição de atividade física

> 1 mês

SAIBA MAIS
SOBRE ESTE
PROCEDIMENTO

Marque uma consulta para esclarecer qualquer dúvida ou ligue-nos através dos nossos contactos

FALE
CONNOSCO

Envie-nos uma mensagem para esclarecer qualquer
dúvida ou ligue-nos através dos nossos contactos

Contactos  

Insira o seu nome nestge campo

Este campo é obrigatório

Insira neste campo o seu endereço de email

Este campo é obrigatório.

Escreva neste campo a sua mensagem.

Este campo é obrigatório.


Usamos o serviço Google Analytics para efeitos de análise estatística com o objectivo de proporcionar uma melhor experiência de navegação no nosso site, ao clicar em continuar concorda com o uso de cookies estatísticos. Para mais informações poderá consultar a nossa política de privacidade.