UmiCS

  • Professor Doutor Javier Gallego Poveda

    CANCRO DO
    PULMÃO

  • Professor Doutor Javier Gallego Poveda

    CANCRO DO
    PULMÃO

O que é o cancro do pulmão

O cancro no pulmão é o segundo tipo de cancro que mais cresce no mundo, sendo superado apenas pelo número de casos de cancro da pele. A Oncologia considera que há três tipos principais de cancro pulmonar:

1 - Carcinoma pulmonar de células não pequenas: É o tipo mais comum de cancro pulmonar, reponde aproximadamente a 85% dos casos e uma das suas caraterísticas é que não se espalha rapidamente. Há três subtipos: Adenocarcinoma, Carcinoma de células escamosas e Carcinoma de grandes células.
2 - Carcinoma de pequenas células: Representa cerca de 20% dos casos de cancro pulmonar. É um tipo mais agressivo e que se espalha rapidamente.
3 - Tumor carcinoide de pulmão: Tipo mais raro, é identificado em cerca de 5% dos casos de cancros registrados. São chamados também de tumores neuroendócrinos, crescem lentamente e raramente se espalham por outros órgãos.

O principal fator responsável pelo surgimento do cancro no pulmão ainda é o tabagismo, ativo ou passivo. A deteção precoce é o fator determinante para o sucesso no tratamento desta doença. O maior problema é que o cancro de pulmão é assintomático na maioria das vezes e quando os sintomas surgem, eles podem ser confundidos com outras doenças.

Quais os sintomas do cancro do pulmão?

Os principais sintomas de cancro no pulmão são:

  Tosse persistente com ou sem presença de sangue
  Dor no peito que piora com respiração profunda, risadas ou tosse
  Rouquidão
  Falta de ar e cansaço
  Perda de apetite e de peso
  Repetidos episódios de pneumonia e bronquite ou quadros persistentes destas doenças

PROCEDIMENTOS

Cirurgia Uniportal Vídeo-Assistida

Os cirurgiões da UMICS são pioneiros na técnica endoscópica que revolucionou a cirurgia torácica – Lobectomia por Porta única Video-Assistida (Single Port technique ou SiVATS, Single Incision Video Assisted Thoracic Surgery).

Cirurgia Cancro de pulmão Uniportal Robótica

O acesso uniportal para cirurgia torácica robótica apresenta-se como uma evolução natural da cirurgia torácica minimamente invasiva (MITS). Foi desenvolvido por cirurgiões pioneiros na cirurgia torácica uniportal videoassistida (U-VATS) em todos os seus aspetos seguindo os mesmos princípios de uma única incisão usando a mais recente tecnologia robótica – plataforma da Vinci XI.

FALE
CONNOSCO

Envie-nos uma mensagem para esclarecer qualquer
dúvida ou ligue-nos através dos nossos contactos

Contactos  

Insira o seu nome nestge campo

Este campo é obrigatório

Insira neste campo o seu endereço de email

Este campo é obrigatório.

Escreva neste campo a sua mensagem.

Este campo é obrigatório.


Usamos o serviço Google Analytics para efeitos de análise estatística com o objectivo de proporcionar uma melhor experiência de navegação no nosso site, ao clicar em continuar concorda com o uso de cookies estatísticos. Para mais informações poderá consultar a nossa política de privacidade.