UmiCS

  • Professor Doutor Javier Gallego Poveda

    Cirurgia da Aorta Por Mini Esternotomia

  • Professor Doutor Javier Gallego Poveda

    Cirurgia da Aorta Por Mini Esternotomia

O QUE É A CIRURGIA DA AORTA POR MINI ESTERNOTOMIA

A cirurgia da aorta por mini esternotomia (correcção do aneurisma da aorta), é indicada quando a dilatação alcança mais de 5cm de extensão. Dependendo do estado da aórtica, pode ser necessária a sua substituição. Trata-se de um procedimento realizado por técnicas minimamente invasivas.

Stacks Image 405

Descrição do procedimento

No início do procedimento, será feita uma mini-esternotomia com cerca de 8 centímetros de extensão, onde serão introduzidos os equipamentos para clipagem na parte anterior e posterior do aneurisma. Uma pequena câmara, que gera imagens em altíssima definição é inserida então para oferecer ampla visão ao cirurgião.

No local da dilatação será colocada uma prótese, geralmente de dacron e serão feitas as anastomoses necessárias. Em alguns casos é preciso retirar as artérias coronárias e após os procedimentos, fazer o reimplante, a chamada operação de Bentall.
Caso a válvula aórtica apresente problemas decorrentes do aneurisma ou de degeneração, será feita a sua substituição por uma prótese mecânica ou biológica, de acordo com parâmetros como idade, presença de outras doenças e outras diretrizes médicas.

O uso da abordagem minimamente invasiva faz com que o tempo de internamento seja em média de 5 dias de estadia hospitalar. Com menos dor e desconforto, o paciente pode retornar as suas atividades diárias em pouco tempo.

A presença de um aneurisma na aorta ascendente traz alterações significativas na vida de uma pessoa, como restrições de atividades aeróbicas mais intensas, levantamento de pesos e uso de vários medicamentos de controle. Após a cirurgia e o período de adaptação, estará livre para praticar mais atividades, respirará melhor, não terá mais a dor torácica e voltará a ter qualidade de vida.

Stacks Image 402
Qual o tempo de hospitalização e baixa?

A duração de uma cirurgia da aorta por mini esternotomia é de cerca de 120 minutos. Os doentes têm alta depois de 4 a 6 dias de internamento.

Prevê-se que o regresso à atividade profissional ocorra passadas 3 semanas de repouso. Já a atividade física moderada poderá, em situação regular e sem ocorrências extraordinárias, ocorrer passado 1 mês da cirurgia.

Duração

> 120 min

Anestesia

> Geral

Internamento

> 4-6 dias

Baixa

> 3 semanas

Recuperação

> 2-3 semanas

Inibição de atividade física

> 1 mês

Saiba mais
sobre este
procedimento

Marque uma consulta para esclarecer qualquer dúvida ou ligue-nos através dos nossos contactos

Fale
Connosco

Envie-nos uma mensagem para esclarecer qualquer
dúvida ou ligue-nos através dos nossos contactos

Contactos  

Insira o seu nome nestge campo

Este campo é obrigatório

Insira neste campo o seu endereço de email

Este campo é obrigatório.

Escreva neste campo a sua mensagem.

Este campo é obrigatório.


Usamos o serviço Google Analytics para efeitos de análise estatística com o objectivo de proporcionar uma melhor experiência de navegação no nosso site, ao clicar em continuar concorda com o uso de cookies estatísticos. Para mais informações poderá consultar a nossa política de privacidade.