Dr. Diego González Rivas

Formação Académica do Dr. Diego González Rivas

 
  • O Dr. Diego González Rivas é formado em medicina e cirurgia pela Universidade de Santiago de Compostela. Realizou a formação em Cirurgia Torácica e Transplante de Pulmão no Hospital Universitário de La Corunha. Após um ano a trabalhar no Hospital Universitário de Santiago, regressou ao Hospital Universitário de La Corunha. Actualmente é Cirurgião Torácico nesta unidade de saúde pública e um dos membros do programa de transplante pulmonar (um dos mais activos em Espanha, com 40-45 casos por ano). Foi o criador da Unidade de Cirurgia Torácica Minimamente Invasiva (UCTMI) que funciona no Hospital Quirón, em San Rafael e no centro médico HM Modelo. É igualmente criador e actual director do programa de treino vídeo toracoscópico Uniportal no Shanghai Pulmonary Hospital, na China (maior centro torácico do mundo com 10.390 resseções pulmonares realizadas só no ano de 2016).

Sociedades e Comissões científicas 

  • O Dr. Diego González Rivas integra múltiplos comités editoriais, supervisiona numerosas revistas científicas e foi coordenador do comité de congressos da Sociedade Espanhola de Cirurgia Torácica (SECT) de 2014 a 2017. Também colabora com actividades educativas da Sociedade Europeia (ESTS), EACTS e a Sociedade Internacional de Cirurgia Cardiotorácica Minimamente Invasiva (ISMICS). Possui o board de cirurgia torácica (FECTS) da Sociedade Europeia de Cirurgia torácica (ESTS) desde 2010. É membro de numerosas sociedades científicas com as quais colabora anualmente. Uma delas é a prestigiada American Association of Thoracic Surgery (AATS), onde foi eleito membro mais jovem da referida sociedade em 2016.

Experiência Profissional Cirúrgica do Dr. Diego González Rivas 

  • Começou a realizar cirurgia minimamente invasiva para resseções anatómicas (VATS) em 2007, depois de aprender a técnica no Cedars Sinai de Los Angeles com o Dr Rob Mckenna. Após ter realizado mais de 100 resseções pulmonares com a técnica de 3 incisões, visitou o centro médico de Duke na Carolina do norte para aprender a técnica de dupla incisão com o Dr. Thomas Damico. Uma vez adquirida experiência com esta técnica, fez evoluir a cirurgia pulmonar desenvolvendo a intervenção através de uma única incisão.
  • Foi o cirurgião pioneiro no mundo a realizar resseções anatómicas uniportais por VATS (primeiro caso em Junho de 2010), cirurgia pulmonar de incisão única em pacientes sem intubação e com respiração espontânea (primeiro caso em Abril de 2014) e também precursor na realização de resseções uniportais usando um braço robotizado articulado, sem necessidade de ajudante (primeiro caso em 2016). É igualmente especialista em resseções uniportais através do espaço subxifoideu ou subcostal (sem invadir o espaço intercostal) e em reconstruções pulmonares, bronco -vasculares e de carina ou traqueia mediante cirurgia minimamente invasiva uniportal. Publicou mais de 100 trabalhos científicos em revistas internacionais de referência, nas quais se descrevem estes procedimentos e os resultados dos mesmos. Editou, ainda, vários livros científicos, tendo também publicado numerosos capítulos para diversos tratados e Atlas de cirurgia torácica.

Fundação Diego González Rivas

Fundação criada com o propósito de salvar vidas com especial foco nos países em vias de desenvolvimento e na luta contra o cancro do pulmão e dor através das técnicas minimamente invasivas que foi pioneiro e procura levar a todo o mundo, permitindo uma recuperação mais rápida.

Guiada pelo mote: “Impossible is nothing” e pelos valores de compromisso, solidariedade, excelência e transparência; a missão desempenhada pela Fundação Diego González Rivas é de aumentar a esperança de vida, prevenindo a dor, melhorar diagnósticos de doenças como o cancro e tratamento através   da técnica inovadora Uniportal VATS que o Dr. Diego González Rivas desenvolveu. 

No site da fundação poderá ver como pode juntar-se à causa e ajudar quem mais precisa.